Quinquagésimo terceiro livro da Bíblia e décimo quarto do Novo Testamento, 2a carta aos tessalonicenses também foi escrita para os cristãos da igreja de Tessalônica, contendo conselhos de Paulo e esclarecimentos de dúvidas.
A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo, com auxílio de Timóteo e Silas.
Ao longo dos três capítulos podemos acompanhar o esforço do apóstolo Paulo em esclarecer as dúvidas que muitos cristãos ainda tinham.
Os tessalonicenses acreditavam que a vinda do Senhor já teria acontecido, e, com isso, deixaram de realizar seus trabalhos.
Assim, Paulo explica a todos sobre o Dia do Senhor e o que acontecerá quando Ele retornar; “Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição” (2 Tessalonicenses 2:3).
O apóstolo aconselha a todos a permanecerem firmes na fé e nos ensinamentos do Senhor, não permitindo que outras pessoas ou doutrinas erradas os influenciassem.
Paulo também reforça a necessidade dos cristãos trabalharem para terem seus próprios sustentos e alimentos.
“Porque, quando ainda estávamos convosco, vos mandamos isto, que, se alguém não quiser trabalhar, não coma também”.
(2 Tessalonicenses 3:10).
Portanto, neste livro o apóstolo Paulo esclarece dúvidas que muitos cristãos de Tessalônica ainda tinham, lembrando-os de se manterem firmes nos ensinamentos do Senhor e na vida cristã.