Atos

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20

21

22

23

24

25

26

27

28

Quadragésimo quarto livro da Bíblia e quinto do Novo Testamento, neste livro podemos conhecer a história do surgimento da igreja, do cristianismo e a disseminação da palavra de Cristo e dos Seus ensinamentos.

O autor deste livro não é identificado, mas há indícios de que Lucas tenha sido o escritor.

Ao longo dos 28 capítulos podemos acompanhar histórias do surgimento da igreja, que se passam desde Jerusalém até o império romano.

Além disso, vemos também que após a Sua ressureição, Cristo continuou guiando a igreja com os Seus ensinamentos através dos apóstolos.

Antes de subir aos céus, Ele pediu para que os apóstolos aguardassem em Jerusalém para que do alto fossem revestidos de poder.

Esse poder viria pelo Espírito Santo, para que em terra os apóstolos fossem testemunhas dos ensinamentos do Senhor.

Então, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo desceu para realizar “o batismo da igreja no Espírito”, selar todo aquele que crê em Cristo e instruí-los a fim de que pudessem reproduzir os ensinamentos do Senhor.

Este livro tem como foco o ministério de dois apóstolos: Pedro e Paulo.

Antes de tornar-se apóstolo, Paulo, chamado anteriormente Saulo, perseguia cristãos.

Porém, ao ir em direção a Damasco, Paulo foi cercado por uma luz que vinha do céu e ouviu um chamado do Senhor para que se convertesse.

E aqui, acompanhamos o trabalho dos apóstolos que, em suas viagens, levavam os ensinamentos do Senhor para que as pessoas se arrependessem e cressem nEle.

Além disso, vemos também alguns milagres realizados pelos apóstolos em Nome de Cristo.

Tempos depois, por estarem chamando as pessoas para que se convertessem a uma vida voltada para Cristo, Paulo é preso, e mesmo como prisioneiro, continua seu ministério, pregando a palavra do Senhor.

Portanto, neste livro podemos acompanhar o início da igreja e a vinda do Espírito Santo para guiar os apóstolos e cristãos.

Vemos também os esforços dos apóstolos em chamar as pessoas para que cressem em Cristo, para que desfrutassem do Seu amor e fossem salvos eternamente por Ele.

“(.

.

.

) Senhores, que é necessário que eu faça para me salvar? E eles disseram: Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo (.

.

.

)”.

At 16:30-31