Quinquagésimo primeiro livro da Bíblia e décimo segundo do Novo Testamento, Colossenses se destina à igreja em Colossos, contendo diversas instruções para os erros que os cristãos da região estavam cometendo.
A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo, com auxílio de Timóteo.
Ao longo dos quatro capítulos podemos acompanhar os conselhos de Paulo aos colossenses, após ser alertado por Eprafas de que o povo de Colossos estava praticando falsas doutrinas, distorcendo os ensinamentos e a visão que tinham de Cristo.
O apóstolo auxilia os cristãos para que praticassem corretamente a vida cristã, lembrando-os da supremacia do Senhor, de que Ele é nosso salvador, e somente através da fé haverá a salvação.
No livro, também há instruções voltadas para homens e mulheres, pais e filhos, servos e senhores para que possam ter uma boa convivência entre eles.
Paulo também alerta sobre a necessidade dos cristãos em manterem suas vidas voltadas para o Senhor, fugindo de falsos ensinamentos e filosofias.
“Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo”.
(Colossenses 2:8).
A partir do momento que escolhemos crer no Senhor, nossas vidas são transformadas e essa transformação também se reflete no modo como agimos com outras pessoas, devendo sempre ter amor e união com o próximo.
“Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade; Suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos uns aos outros, se alguém tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também”.
(Colossenses 3:12,13).
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Colossos, que estava praticando de forma errada os ensinamentos do Senhor.
O apóstolo lembra a todos da necessidade de voltar suas vidas a Cristo, da Sua plenitude e de que somente através dEle há salvação.