Quadragésimo nono livro da Bíblia e décimo do Novo Testamento, neste livro podemos observar diversos ensinamentos dados pelo apóstolo Paulo aos santos em Éfeso, lugar que visitou durante suas viagens missionárias.
A autoria do livro é atribuída ao apóstolo Paulo; ele escreveu Efésios durante sua primeira prisão em Roma.
Ao longo dos seis capítulos acompanhamos as instruções dadas por Paulo sobre como os cristãos devem seguir a doutrina do Senhor, tudo que é necessário para a correta prática da vida cristã e também as bençãos celestiais que temos em Cristo Jesus.
Paulo esclarece que a salvação ocorre através da fé no Senhor, e não com a realização de obras.
Porque pela graça sois salvos, por meios da fé; e isto não vem de nós, é dom de Deus”.
(Efésios 2:8)
O apóstolo Paulo inicia o livro apresentando os feitos de Deus e os princípios de todas as Suas realizações.
Em seguida, esclarece sobre o modo como os cristãos devem se posicionar em relação a Cristo; ao vivermos uma vida em Cristo, somos renovados.
“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; E vos renoveis no espírito da vossa mente; E vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.
(Efésios 4:22-24)
O apóstolo Paulo também instrui a todos para que andem conforme os ensinamentos de Deus, tendo sempre humildade e amor ao próximo.
Ele reforça a necessidade de sermos firmes em relação à vida no Senhor, não nos deixando influenciar por palavras vãs, homens e falsas doutrinas.
Paulo também dá conselhos específicos para homens e mulheres praticarem no casamento e para a convivência entre pais e filhos.
Portanto, neste livro podemos acompanhar as orientações dadas pelo apóstolo Paulo aos cristãos, para que voltem suas vidas verdadeiramente ao Senhor, desfrutando do Seu amor e sabedoria.
O apóstolo enfatiza que devemos nos conhecer e entender como filhos de Deus para que possamos praticar corretamente a Sua vontade.