Filipenses

1

2

3

4

Quinquagésimo livro da Bíblia e décimo primeiro do Novo Testamento, Filipenses se destina aos cristãos em Filipo como forma de agradecimento por tudo o que fizeram pelo apóstolo Paulo durante o tempo em que esteve lá numa viagem missionária.

A autoria do livro é atribuída à Paulo, com o auxílio de Timóteo, enquanto o apóstolo estava na prisão em Roma.

Ao longo dos quatro capítulos acompanhamos a gratidão e amor do apóstolo aos filipenses e um agradecimento ao auxílio financeiro que recebeu deste povo através de Epafrodito.

Além do reconhecimento das ações dos cristãos de Filipo, o apóstolo também aconselha a todos a permanecerem firmes em sua fé no Senhor, não permitindo que doutrinas erradas ou outras pessoas os influenciassem.

Paulo também instrui todos a serem unidos, agirem e servirem ao Senhor com humildade e amor, relembrando-os do sacrifício realizado por Cristo em amor a todos nós.

O apóstolo Paulo deixa claro que todos os seus esforços para levar a Palavra do Senhor a diversos lugares, mesmo tendo sido preso, foram benéficos, pois com as viagens que fazia, outras pessoas também passaram a pregar o evangelho.

Mesmo com todas as dificuldades, o importante era saber que Cristo era anunciado.

“Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”.

(Filipenses 4:4).

Portanto, neste livro podemos entender a gratidão do apóstolo Paulo às boas práticas e ao amor dos filipenses.

Ele também aconselha os cristãos a viverem nos ensinamentos do Senhor, sendo firmes mesmo diante de dificuldades e perseguições.