Quadragésimo segundo livro da Bíblia e terceiro do Novo Testamento, o evangelho segundo Lucas relata a vida e o ministério de Jesus, detalhando acontecimentos entre o Seu nascimento até a Sua ascensão.
É provável que o evangelho de Lucas tenha sido escrito 30 anos após a morte e ressureição de Cristo.
Lucas, que era médico, acompanhou Paulo em sua jornada.
Há indícios de que Lucas tenha começado a escrever no período em que Paulo estava preso em Roma.
Ao longo dos 24 capítulos de seu livro, Lucas apresenta Jesus como o filho de Deus, O Homem Perfeito, mostrando-O através de Sua humanidade e compaixão.
Diferente dos outros evangelistas, Lucas aparentemente não teve contato direto com Ele; não foi um apóstolo.
Suas histórias foram escritas através de entrevistas com pessoas que conviveram com Jesus, acompanharam Seu ministério e pelo exame de documentos históricos.
Nos capítulos iniciais são mostradas informações dos primeiros anos de vida de Jesus e de João Batista e de quando ambos começaram seus ministérios.
Aqui também nos é apresentado o registro da genealogia de Cristo a partir de Adão, incluindo o Rei Davi até a família de Maria, Vemos também as curas feitas por Jesus no início do Seu ministério.
Lucas deixa clara a compaixão dEle pelas pessoas que curava.
As parábolas do bom samaritano e do filho pródigo são mencionadas nesse evangelho.
Ao longo dos capítulos, acompanhamos diversos acontecimentos desde o envio de apóstolos para pregar as mensagens do reino, passando pelos últimos dias do ministério de Jesus em Jerusalém, chegando aos eventos que sucederam a morte e ressurreição de Cristo.
Portanto, nesse evangelho podemos conhecer a história do nascimento de Jesus, o início do seu ministério até a Sua morte e ressurreição.
Além disso, podemos entender a Sua humanidade e compaixão com todos.