Quadragésimo livro da Bíblia, neste livro, O Senhor é apresentado como o perfeito Rei, mostrando aos judeus que Cristo é o verdadeiro Messias.
Este livro dá início ao Novo Testamento.
Ao longo dos 28 capítulos podemos ler um pouco da história de Mateus, um cobrador de impostos que decide deixar o emprego, após o chamado de Jesus, para se tornar Seu discípulo, seguindo ao Senhor e aos Seus ensinamentos.
Tempos depois, Mateus torna-se um dos doze apóstolos.
Mateus preocupa-se em apresentar a genealogia de Jesus, desde Abraão até Davi, mostrando Sua descendência real.
Além disso, também descreve os acontecimentos do Seu nascimento, vida e morte.
Diversos eventos são mencionados ao longo do livro, tais como: o início da vida de Jesus, Seu batismo feito por João Batista, o começo do Seu ministério, Suas pregações, como o Sermão da Montanha, as curas, como a cura de um leproso, até chegar aos últimos dias de ministério de Jesus, Sua morte e ressureição.
Os ensinamentos de Jesus são apresentados em forma de discurso e Mateus mostra a todos as profecias do Antigo Testamento que foram cumpridas Pelo Senhor, assim como a vinda do Messias.
O apóstolo deixa claro aos judeus que Jesus Cristo é o Messias prometido que veio para firmar seu Reino na Terra.
Neste livro, também é mostrado que os doze apóstolos recebem de Jesus a missão de fazerem aquilo que Ele faz, sendo autorizados a levarem Seus ensinamentos e o evangelho para o povo.
Jesus ainda profetiza sobre a destruição de Jerusalém, alertando a todos sobre a Sua segunda vinda e lamentando sobre os líderes judeus que se voltam contra Ele.
Portanto, neste livro podemos acompanhar acontecimentos do nascimento, vida e morte de Jesus.
Mateus nos mostra o ministério de Jesus, Seus ensinamentos e milagres realizados, deixando claro para todos de que Ele é o verdadeiro Messias e que devemos voltar nossas vidas para o Senhor.