Quadragésimo quinto livro da Bíblia e sexto do Novo Testamento, no livro de Romanos podemos acompanhar os esforços de Paulo em levar a doutrina de Cristo, mostrando a Sua importância, aos cristãos em Roma.
A autoria deste livro é atribuída à Paulo, que contou com a ajuda de Tércio, responsável por transcrever as palavras do apóstolo.
O livro foi escrito enquanto Paulo estava em Corinto, na Grécia, antes de sua viagem a Jerusalém para levar aos pobres as ofertas que havia recebido.
Ao longo dos 16 capítulos acompanhamos o ministério de Paulo durante as suas viagens para passar às pessoas os ensinamentos de Cristo.
O apóstolo relata seu desejo em ir a Roma, levar a Palavra do Senhor para os romanos e logo após ir para a Espanha.
Mas não conseguiu cumprir esse desejo, pois foi preso antes em Jerusalém.
Após isso, foi enviado para Roma em prisão domiciliar, onde continuou pregando a Palavra do Senhor.
Neste livro, o apóstolo relata sobre a justiça de Deus, condenando uma vida de pecados, deixando clara a importância de Deus.
Paulo enfatiza a necessidade de crermos no Senhor, pois aos que crerem, Deus dará a vida eterna e paz, já os pecadores sofrerão com o Seu juízo.
“Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça”.
(Romanos 1:18)
O apóstolo escreve sobre o sacrífico que Cristo consumou por nós, para nos salvar e o modo como a doutrina de Deus e a fé nEle modificam nossas vidas.
Aconselha os cristãos a terem boa comunhão entre eles.
Portanto, neste livro podemos acompanhar os conselhos dados pelo apóstolo Paulo aos cristãos de Roma e um pouco mais do seu ministério.
Paulo nos lembra da justiça de Deus e nos convida a crer nEle.
“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores”.