1 Levanta-te, resplandece, porque tua luz é chegada e a glória do Senhor amanhece sobre ti.
2 Porquanto, eis que a escuridão cobrirá a terra, e densa escuridão o povo. O Senhor, porém, levantar-se-á sobre ti e a glória dele será vista sobre ti.
3 E os gentios virão para a tua luz e reis para o brilho de teu levantar.
4 Ergue teus olhos em todas as direções ao teu redor e vê. Todos eles reúnem-se. Eles vêm a ti. Teus filhos virão de longe, e tuas filhas serão levadas nos braços ao teu lado.
5 Então, tu verás e ficarás radiante, e teu coração temerá e se regozijará, porque a fartura do mar será trazida a ti. Os tesouros dos gentios virão a ti.
6 A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários de Midiã e Efá, todos eles desde Sebá virão. Eles trarão ouro e incenso, e irão proclamar os louvores do Senhor.
7 Todos os rebanhos de Quedar serão reunidos a ti. Os carneiros de Nebaiote suprir-te-ão. Eles se achegarão com aceitação sobre meu altar, e eu glorificarei a casa da minha glória.
8 Quem são estes que voam como uma nuvem, e como as pombas em direção às suas janelas?
9 Certamente, as ilhas esperarão por mim, e os navios de Társis primeiramente, para trazer teus filhos de longe, e, com eles, a prata e o ouro deles até o nome do Senhor teu Deus e para o Santo de Israel, porque ele tem te glorificado.
10 E os filhos de estrangeiros irão edificar teus muros, e os reis deles irão suprir-te, porque em minha cólera eu te afligi. Mas em minha boa vontade tenho eu tido misericórdia de ti.
11 Portanto, teus portões estarão abertos continuamente. Eles não serão fechados nem de dia nem de noite, para que homens possam trazer-te os tesouros dos gentios, e que seus reis possam ser conduzidos com eles.
12 Porquanto, a nação e reino que não vierem a servir-te perecerão. Sim, aquelas nações serão completamente devastadas.
13 A glória do Líbano virá a ti, o abeto, o pinheiro e o cipreste juntamente, para embelezar o lugar do meu santuário; e farei o lugar de meus pés glorioso.
14 Os filhos também daqueles que te afligiram virão, inclinando-se a ti. E todos aqueles que te desprezaram curvar-se-ão em direção às plantas dos teus pés e chamar-te-ão: A cidade do Senhor, A Sião do Santo de Israel.
15 Como tu tens sido abandonada e odiada, tanto que nenhum homem transitou por ti, eu te tornarei uma excelência eterna, uma alegria de muitas gerações.
16 Tu também mamarás o leite das nações e sorverás do seio de reis. E tu saberás que eu, o Senhor, sou teu Salvador e teu Redentor, o Poderoso de Jacó.
17 Em lugar de bronze eu trarei ouro, e no lugar de ferro eu trarei prata, e no lugar de madeira, bronze, e no lugar de pedras, ferro. Eu também farei que teus oficiais sejam pacíficos, e teus exatores, justos.
18 Violência não será mais ouvida em tua terra, debilidade nem destruição dentro de teus limites. Tu, porém, denominarás teus muros, Salvação, e teus portões, Louvor.
19 O sol não será mais tua luz, de dia, nem por brilho a lua te dará luz; porém o Senhor será para ti uma luz eterna, e teu Deus, tua glória.
20 Teu sol não mais se porá, nem irá tua lua retirar-se, porque o Senhor será tua luz eterna, e os dias do teu luto estarão terminados.
21 Teu povo também será todo justo. Eles herdarão a terra para sempre, o renovo do meu plantio, o trabalho de minhas mãos, para que eu possa ser glorificado.
22 Um pequenino tornar-se-á mil, e um pequeno uma forte nação. Eu o Senhor irei apressar em fazer isto ao seu tempo.
Capítulos: