1 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 Fala a Arão e dize-lhe: Quando acenderes as lâmpadas, as sete lâmpadas iluminarão diante do candelabro.
3 E Arão assim fez: diante do candelabro, acendeu as suas lâmpadas, como o Senhor ordenara a Moisés.
4 E esta obra do candelabro era de ouro batido; desde a sua base até as suas flores era batido; conforme o modelo que o Senhor mostrara a Moisés, assim ele fizera o candelabro.
5 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
6 Toma os levitas do meio dos filhos de Israel e purifica-os.
7 E isto farás, para purificá-los: espargirás a água da purificação sobre eles, e que raspem todo o seu corpo, e que lavem suas vestes, e assim, se purificarão.
8 Então, que tomem um novilho, com a sua oferta de alimentos de farinha fina amassada com azeite; e tomarás outro novilho, para a oferta do pecado.
9 E trarás os levitas diante do tabernáculo da congregação, e convocarás toda a congregação dos filhos de Israel.
10 E trarás os levitas diante do Senhor; e os filhos de Israel colocarão as suas mãos sobre os levitas.
11 E Arão oferecerá os levitas diante do Senhor, como oferta dos filhos de Israel; para que possam executar o serviço do Senhor.
12 E os levitas colocarão as suas mãos sobre as cabeças dos novilhos; e sacrificarás um para a oferta do pecado e o outro, para a oferta queimada ao Senhor, para fazer expiação pelos levitas.
13 E porás os levitas diante de Arão, e diante dos seus filhos, e os oferecerás como oferta ao Senhor.
14 E separarás os levitas do meio dos filhos de Israel; e os levitas serão meus.
15 E, depois disso, os levitas entrarão para fazerem o serviço do tabernáculo da congregação; e tu os purificarás e, os oferecerás como oferta.
16 Porque eles me são completamente dados entre os filhos de Israel, em lugar daquele que abre a madre, do primogênito de cada um dos filhos de Israel, eu os tomei para mim.
17 Porque todos os primogênitos dos filhos de Israel são meus, tanto de homens como de animais; no dia em que eu feri todos os primogênitos na terra do Egito, eu os santifiquei para mim.
18 E tomei os levitas em lugar de todos os primogênitos entre os filhos de Israel.
19 E dei os levitas como uma dádiva a Arão e a seus filhos, do meio dos filhos de Israel, para o serviço dos filhos de Israel, no tabernáculo da congregação e para fazerem expiação pelos filhos de Israel; de modo que não haverá praga entre os filhos de Israel, quando os filhos de Israel se aproximarem do santuário.
20 E fizeram Moisés, e Arão, e toda a congregação dos filhos de Israel, aos levitas, tudo o que o Senhor ordenara a Moisés, a respeito dos levitas, assim fizeram os filhos de Israel a eles.
21 E os levitas se purificaram e lavaram as suas vestes, e Arão ofereceu-os como oferta perante o Senhor, e Arão fez expiação por eles, para purificá-los.
22 E depois, vieram os levitas, para servirem no tabernáculo da congregação, perante Arão e perante os seus filhos; como o Senhor ordenara a Moisés acerca dos levitas, assim lhes fizeram.
23 E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
24 Este é o ofício dos levitas: da idade de vinte e cinco anos para cima entrarão, para fazerem o serviço do tabernáculo da congregação;
25 e a partir dos cinquenta anos de idade, sairão da milícia deste serviço e nunca mais servirão.
26 Porém com os seus irmãos ministrarão no tabernáculo da congregação, para terem cuidado da guarda; mas não exercerão o serviço; assim farás com os levitas nas suas guardas.
Capítulos: