Livro de Rute - Capítulo 4

1 Então, Boaz subiu até o portão, e ali se assentou; e eis que o parente do qual Boaz havia falado se aproximou; ao qual ele disse: Ó, fulano! Vira-te, e assenta-te aqui. E ele se virou e se assentou.

2 E ele tomou dez homens dos anciãos da cidade, e disse: Assentai-vos aqui. E eles se assentaram.

3 E ele disse ao parente: Noemi, que retornou da terra de Moabe, vende uma parte da terra, o qual era do nosso irmão Elimeleque;

4 e eu pensei em te anunciar, dizendo: Compra-a diante dos habitantes, e diante dos anciãos do meu povo. Se quiseres redimi-la, redime-a; mas se não quiseres redimi-la, então diz-me para que eu possa saber; pois não há ninguém para redimi-la além de ti; e eu venho depois de ti. E ele disse: Eu a redimirei.

5 Então disse Boaz: No dia em que comprares a terra da mão de Noemi, tu deves também comprá-la de Rute, a moabita, a esposa do falecido, para levantar o nome do falecido sobre a sua herança.

6 E o parente disse: Para mim não posso redimi-la, para não prejudicar a minha própria herança; redime tu para ti o meu direito; pois não posso redimi-la.

7 Ora, esta era a maneira, em tempos antigos em Israel, acerca da redenção e da troca, para se confirmar todas as coisas: um homem retirava o seu calçado, e o dava ao seu próximo; e isto era um testemunho em Israel.

8 Portanto, o parente disse a Boaz: Compra-a para ti. Então ele retirou o seu calçado.

9 E Boaz disse aos anciãos, e para todo o povo: Neste dia vós sois testemunhas, que comprei tudo o que era de Elimeleque, e tudo o que era de Quiliom e Malom, da mão de Noemi.

10 Além disso, comprei para ser minha esposa, Rute, a moabita, a esposa de Malom, para levantar o nome do falecido sobre a sua herança, para que o nome do falecido não seja cortado dentre os seus irmãos, e do portão deste lugar; neste dia vós sois testemunhas.

11 E todo o povo que estava no portão, e os anciãos, disseram: Nós somos testemunhas. O Senhor faça da mulher que veio à tua casa como Raquel e Lia; as duas edificaram a casa de Israel; e age tu com dignidade em Efrata, e sê afamado em Belém;

12 e permite que a tua casa seja como a casa de Perez, ao qual Tamar deu à luz a Judá, da semente que o Senhor te dará desta moça.

13 Assim, Boaz tomou Rute, e ela tornou-se sua esposa; e quando ele a possuiu, o Senhor lhe deu concepção, e ela deu à luz um filho.

14 E as mulheres disseram a Noemi: Bendito seja o Senhor, que hoje não te deixou sem um parente; que o seu nome seja afamado em Israel.

15 E ele será para ti um restaurador da tua vida, e um provedor da tua velhice; pois a tua nora, que te ama, que é melhor para ti do que sete filhos, o concebeu.

16 E Noemi pegou a criança, e a deitou no seu seio, e dela se tornou cuidadora.

17 E as mulheres, suas vizinhas, deram-lhe um nome dizendo: Nasceu um filho a Noemi; e eles o chamaram de Obede: ele é o pai de Jessé, o pai de Davi.

18 Ora, estas são as gerações de Perez: Perez gerou Esrom,

19 e Esrom gerou Arão, e Arão gerou Aminadabe,

20 e Aminadabe gerou Naassom, e Naassom gerou Salmom,

21 e Salmom gerou Boaz, e Boaz gerou Obede,

22 e Obede gerou Jessé, e Jessé gerou Davi.

Capítulos:

1234